domingo, 8 de julho de 2018

Acne - Sintomas, Tratamentos e Causas

O que é Acne?

Acne é uma condição da pele que ocorre quando os folículos pilosos, clean caps resolve o problema de acne (regiões em que nascem os pelos) da pele ficam obstruídos por sebo e células mortas, sendo colonizados por bactérias que geram inflamação. Acne mais comumente aparece no rosto, pescoço, peito, costas e ombros.

Qual a diferença entre acne e espinhas?

De acordo com a dermatologista Emily Alvernaz, as espinhas são uma das manifestações da acne, que leva a formação de lesões de diversos tipos, como espinhas e pústulas. "Então toda espinha pode ser considerada acne, mas nem toda acne é espinha, já que os cravos também podem ser incluídos na categoria", explica a especialista.

Cuidados

O que fazer se eu tenho acne?

Se você tem acne, e não só espinhas, é muito importante seguir os tratamentos indicados por seu dermatologista (veja todos eles no tópico tratamentos, mais abaixo). No entanto, alguns cuidados no dia a dia pode ajudar nesse tratamento:
  • Lave a pele suavemente e sem exagero
  • Evite tocar sua pele
  • Faça a barba com cuidado
  • Evite ficar no sol
  • Lave o cabelo regularmente.
Se você tem mais espinhas do que a acne em si, então a melhora da sua pele pode ser ainda maior com alguns cuidados em casa, como:
  • Não esprema as espinhas: isso só aumenta a contaminação da pele e pode causar mais cravos e espinhas, já que ao espremer nem todo o líquido dentro dela sai, uma parte se espalha por dentro da pele e acaba contaminando mais folículos
  • Tome o banho logo após os exercícios: o suor colabora para a proliferação das bactérias. O ideal é usar sabonetes adequados para peles oleosas e acneicas
  • Evite usar produtos oleosos no rosto: hidratantes e protetores solares oleosos só pioram o acúmulo de sebo
  • Cuidado com o que você come: alimentos com alto índice glicêmico podem piorar a oleosidade da pele.

Causas

Por que a acne aparece?

Existem diferentes tipos de acne. A acne mais comum é o tipo que se desenvolve durante a adolescência. A puberdade faz com que os níveis hormonais fiquem elevados, especialmente a testosterona. Esses hormônios estimulam as glândulas da pele, que começam a produzir mais óleo (sebo).
As crianças e os adultos mais velhos também podem ter acne. Superprodução de sebo na pele e concentração de células mortas nos folículos pilosos da pele estão entre as causas de acne. Esses fatores resultam em obstrução, com acúmulo de bactérias e inflamação.
Os folículos pilosos estão ligados a glândulas sebáceas, que secretam uma substância oleosa, conhecida como sebo, para lubrificar o seu cabelo e pele. Quando o corpo produz uma quantidade excessiva de sebo e células mortas da pele, os dois podem se acumular nos folículos pilosos, criando um ambiente onde as bactérias podem prosperar.
Esse cenário pode fazer com que o folículo se torne inchado e inflamado, acumulando pus, formando a espinha. Também pode acontecer de o folículo se abrir e escurecer, gerando um cravo, ou comedão.

O que o lugar da acne fala sobre sua saúde?

A região em que a espinha aparece pode dar boas pistas sobre suas causas. Veja abaixo:
  • Espinhas no queixo, mandíbula e pescoço: a especialista conta que esses locais são associados a distúrbios hormonais nas mulheres, como a síndrome do ovário policístico. No entanto, também podem aparecer em determinadas fases do ciclo menstrual, uma vez que ocorre a alteração hormonal comum do ciclo. Em pessoas do sexo masculino podem indicar desequilíbrios no hormônio testosterona
  • Espinhas nas bochechas: "Acne que acomete apenas as bochechas normalmente é de origem cosmética, em que os resíduos de maquiagem ou dos pincéis acumulam nos poros, obstruindo-os", afirma Emily Alvernaz
  • Espinhas na testa: De acordo com a dermatologista, as acnes na testa normalmente são reflexo da oleosidade dos cabelos que entram em contato com a pele, transmitindo a secreção sebácea
  • Espinhas nas costas: As espinhas nas costas acontecem normalmente em pessoas que têm um grau de oleosidade maior, principalmente no sexo masculino. Mesmo assim, pode aparecer em ambos os sexos quando há alteração da produção do sebo. "A principal causa é o uso de hormônios androgênicos, como uso de esteroides anabolizantes ou anticoncepcionais com baixas dosagens de estrogênios", explica a especialista. Além disso, o uso de condicionador pode aumentar as espinhas nas costas, pois seus componentes também podem obstruir os folículos pilosos
  • Espinhas nos braços: Segundo a dermatologista Luciana de Abreu, as espinhas nos braços podem estar relacionadas a acne ocupacional causada pela exposição aos hidrocarbonetos clorados, aos derivados do alcatrão e a óleos de corte. Além disso, a especialista Emily afirma que portadores de doença celíaca ou intolerantes ao glúten também podem apresentar lesões semelhantes à acne nos braços
  • Espinhas no busto: Nas mulheres é conhecida como acne da mulher adulta. A especialista Luciana informa que as espinhas nesse local podem piorar no período pré-menstrual e tem relação com alterações hormonais
  • Espinhas no bumbum: De acordo com o dermatologista Eduardo Drummond, as espinhas no bumbum podem estar relacionadas ao uso de anabolizantes. Além disso, alguns hábitos alimentares podem estar fazendo mal para a saúde do corpo.

Mitos da acne

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, esses fatores têm pouco efeito sobre a acne:
  • Alimentos gordurosos e chocolate têm pouco ou nenhum efeito sobre o desenvolvimento ou curso da acne
  • Acne não é causada pela sujeira. Na verdade, esfregar a pele com muita força ou a limpeza com sabonetes abrasivos e produtos químicos irrita a pele e pode piorar a acne. Fazer uma simples limpeza da pele para remover o excesso de óleo e células mortas é tudo o que é necessário.

Fatores de risco

Alterações hormonais no corpo podem provocar ou agravar a acne. Tais alterações são comuns:
  • Em adolescentes
  • Dois a sete dias antes do período menstrual
  • Em mulheres grávidas
  • Em pessoas que usam certos medicamentos, incluindo aqueles que contêm corticoides, andrógenos ou lítio.
A acne pode ser irritada ou agravada por:
  • Estresse
  • Tocar muito no rosto
  • Suor excessivo
  • Deixar o cabelo em contato com a pele, o que pode deixar a pele mais oleosa
  • Trabalhando com óleos e produtos químicos regularmente
  • Atletas ou fisiculturistas que tomam esteroides anabolizantes também estão em risco de agravar ou desenvolver acne.

Fatores que podem piorar acne

  • Hormônios: Os andrógenos são hormônios que aumentam em meninos e meninas durante a puberdade, fazendo as glândulas sebáceas ampliarem e produzirem mais sebo. Alterações hormonais relacionadas com a gravidez e o uso de contraceptivos orais também pode afetar a produção de sebo
  • Certos medicamentos: como os corticoides, andrógenos ou a base de lítio são conhecidos por causar acne
  • Fatores dietéticos: incluindo ingestão excessiva de produtos lácteos e alimentos ricos em carboidratos - como pães, biscoitos e batatas fritas - pode desencadear acne.

Tipos

Os diferentes tipos de acne incluem:

Acne do recém-nascido

Cerca de 20% dos recém-nascidos desenvolvem acne leve. Isso pode acontecer porque certos hormônios são passados para eles através da placenta por suas mães pouco antes do nascimento. Outra causa de acne em bebês é o estresse do parto, que pode fazer o corpo do bebê liberar hormônios. Recém-nascidos com acne geralmente tem lesões que desaparecem espontaneamente.

Acne infantil

Bebês entre três e 16 meses de idade podem desenvolver acne infantil. Eles podem ter cravos e espinhas. Acne infantil geralmente desaparece quando a criança chega aos dois anos de idade. As espinhas raramente deixam cicatrizes. Acne infantil pode ser causada, em parte, pelos níveis hormonais mais elevados do que o normal.

Acne vulgar

O tipo mais comum de acne é acne vulgar. Ela aparece com mais frequência em adolescentes e adultos jovens.

Acne cística

Acne conglobata é uma forma rara, mais grave, de acne. Ela ocorre principalmente em homens jovens. Na acne conglobata, espinhas grandes se desenvolvem no rosto, peito, costas, braços e coxas. Este tipo de acne pode ser difícil de tratar e muitas vezes deixa cicatrizes.

Acne fulminante

Acne fulminante é uma forma grave de acne conglobata, que ocorre mais em meninos adolescentes. Na acne fulminante, um grande número de espinhas se desenvolve muito rapidamente nas costas e no peito. Essas espinhas muitas vezes deixam cicatrizes graves. Pacientes com acne fulminante muitas vezes sofrem com febre e dor muscular e óssea.

Graus da acne

A acne também pode ser classificada pelo seu grau de manifestação. De acordo com as dermatologistas Emily Alvernaz e Bhertha Tamura, ela pode ser separada em 5 estágios:
  • Grau 1: é uma fase formada apenas por cravos abertos (com o pontinho preto aparente) ou fechados
  • Grau 2: além das lesões (feridas, no caso os comedões) descritas no grau 1, há presença de pápulas (feridas pequenas) inflamadas, avermelhadas, algumas com a presença de pus
  • Grau 3: apresenta lesões nodulares e císticas, que são aquelas lesões maiores, bem endurecidas , além das papulas, pústulas e cravos
  • Grau 4: é um quadro chamado de acne conglobata em que as lesões do tipo nodulares e císticas se confluem formando abcessos e fístulas que levam a formação de cicatrizes
  • Grau 5: chamado de acne fulminante, é um quadro bem raro em que as lesões de acne evoluem para úlceras e sintomas sistêmicos.

Sintomas de Acne

Acne se desenvolve mais frequentemente na face, pescoço, peito, ombros, ou costas e pode variar de leve a grave. Pode durar alguns meses, muitos anos, ou ir e vir durante toda a vida.
Geralmente, a acne provoca apenas espinhas e cravos. Às vezes, pode evoluir para cistos e nódulos. As lesões císticas são espinhas que são grandes e profundas, muitas vezes dolorosas e que podem deixar cicatrizes na pele.
  • Cravo: pequenas lesões abertas (com o pontinho preto para fora) ou fechadas
  • Espinhas: as conhecidas lesões com a ponta amarelada ou branca
  • Pápulas: pequenos inchaços avermelhados
  • Pústulas: pequenas "bolhinhas" com pus que podem aparecer na pele
  • Nódulos: crescimentos anormais na pele ou qualquer tecido do corpo, formando elevações
  • Cistos: espécie de bolsa de tecido, que pode ser cheia de ar, líquido, pus ou outro fluido.
A acne pode levar à baixa autoestima e, por vezes, à depressão. Essas condições necessitam de tratamento, juntamente com o da acne em si.
Fonte: www.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário